Não me importo com o plágio… mas ao menos podiam citar!

by manuel margarido

logótipo e cabeçalho das «Correntes d'Escritas» (D.R.)

Na pressa de divulgar o prémio os responsáveis do site oficial das Correntes d’Escritas copiaram na íntegra (apenas cortando uma palavra mais difícil) o que escrevi em 11 de Janeiro sobre «O livro do sapateiro», de Pedro Tamen. Isto tem um nome feio: plágio. Copy/paste. Sem espinhas.

Em 6 de Janeiro eu escrevera aqui: «Em Março de 2010 Pedro Tamen ofereceu-nos «O livro do sapateiro», 49 poemas (escritos entre 18 de Maio e 25 de Agosto de 2009), onde a humildade das pequenas coisas, do fazer quotidiano, do saber da mão, se transporta para a condição do homem, da existência, para a temporalidade: vida e morte, sentido e absurdo. Um livro magnífico, que começa com uma belíssima enunciação da intencionalidade e se estende sequencialmente em poemas lhanos, rentes à palavra, de grande mestria formal, ligados por uma muito subtil narratividade que os sequencia e confere à obra uma unidade firme e brilhante como um sapato primorosamente polido.»

Hoje, há uma hora, no site da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim: «Em Março de 2010 Pedro Tamen ofereceu-nos O livro do sapateiro, 49 poemas (escritos entre 18 de Maio e 25 de Agosto de 2009), onde a humildade das pequenas coisas, do fazer quotidiano, do saber da mão, se transporta para a condição do homem, da existência, para a temporalidade: vida e morte, sentido e absurdo. Um livro magnífico, que começa com uma belíssima enunciação da intencionalidade, rentes à palavra, de grande mestria formal, ligados por uma muito subtil narratividade que os sequencia e confere à obra uma unidade firme e brilhante como um sapato primorosamente polido.»

 

É ler e comparar: apenas eliminaram a palavra «lhano», talvez por, na pressa, terem tropeçado nela. Assim, além de plágio, é adulteração. Seria um mínimo de ética terem citado a fonte… mas talvez demonstrasse falta de trabalho, para não dizer preguiça. Acho mal e estou decepcionado com as “Correntes d’Escritas”.

Apple Senior Vice President Scott Forstall shows off an iPhone 3.0 software update, due this summer, that includes features such as the ability to cut, copy and paste. Credit: Justin Sullivan / Getty Images