Suazo, o mais popular do mundo

by manuel margarido

(aviso à navegação: quem quiser ver, neste blogue, um post decente sobre o Cristiano Ronaldo, clique aqui)

No Record online (sim, confesso, acedi ao Record online!) noticia-se: Suazo é o mais popular do Mundo. Suazo… pois… pela fotografia é um jogador de futebol. Do Benfica. Pesquisando um pouco mais… é hondurenho. Já jogou em Itália. Já marcou dois ou três golos para o campeonato. Em 10 jogos. Está tudo explicado!

Daria vontade de rir, se não desse vontade de pensar.

A questão nem está na notícia, que apenas difunde os resultados de uma votação online organizada por uma críptica Federação Internacional de Estatísticas e História do Futebol (IFFHS), a qual, como sublinha o Record, é “uma entidade reconhecida pela FIFA” (Ah, assim a coisa fia mais fino!). O problema está no tratamento que é dado à notícia, ou melhor, a falta de tratamento. É que uma votação desta natureza não permite, em circunstância alguma, retirar qualquer espécie de conclusão decente. Ou, se dela se extrair inferência, a mesma deverá ser, obrigatoriamente contextualizada, relativizando (no mínimo) a coisa.

Mas o Record é um jornal desportivo. Português. Precisa de vender. Suazo, esse ídolo das massas, joga no Benfica (que deve estar a fazer fortunas a nível global com o merchandising desta super-estrela galáctica). É triste que sejam os leitores, na caixa de comentários à ‘notícia’, a extrairem as ilações que os jornalistas deveriam ter retirado, nem que fosse, como mandam as regras, em nota de opinião.

Eu também tenho um comentário a fazer: vou organizar uma votação online aqui no prédio para saber quem é o vizinho mais popular. Excluíndo a estimada Dª. Engrácia, do segundo andar, cuja idade lhe permite abstrair-se de minudências, tenho a certeza que uma tarde inteira a votar em mim mesmo vai esmagar os meus restantes quatro vizinhos.

(Para que conste: Cristiano Ronaldo, que ganhou hoje mesmo a Bola de Ouro, ficou em 20º lugar na referida votação de popularidade. E, dando natural continuidade à credibilidade da coisa, o segundo classificado foi o ‘imortal’ Mohamed Aboutreika – Egipto/Al-Ahly; para que conste: Ronaldo tem 14.800.000 link results no Google; Suazo 1.160.000).

'Gaita, quando eu for grande quero ser o Suazo'

'Gaita, quando eu for grande quero ser o Suazo'