Blog Digest

by manuel margarido

Alguns posts, editados esta semana na blogosfera, que alimentaram a atenção e a gratidão.

No refogado & hortelã, um médico contraria a ideia que (por generalização estúpida) temos da classe. Um olhar duro e desolado sobre a morte comum, a morte corrente, anónima, hospitalizada. Obrigado pela compaixão.

Eduardo Pitta, no Da Literatura, dá-nos conta de uma querela, da qual deixa perceber os alarmantes contornos e, acima de tudo, a tremenda consequência: o possível desaparecimento da Colóquio-Letras, paixão grande  e antiga, alimentada e aumentada por Joana Morais Varela. Obrigado pela denúncia.

A emotiva leitura que António Barreto faz, no Jacarandá, do livro Cidades Sem Nome – Crónica da Condição Suburbana (Edições Tinta da China), da autoria de Fernanda Câncio. Obrigado pela revelação.

Rui Bebiano consegue encontrar uma história que desmente a minha convicção de ser Portugal o crónico ‘Campeão Mundial do Ridículo’ (como ainda ontem desabafava em ‘Patetices’). Em Espanha passou-se este episódio delicioso (por patético), que pode ser lido no blogue A Terceira Noite. Obrigado pela trouvaille.

António Godinho Gil prova, no Boca de Incêndio, que ainda podemos apaziguar o desejo de uma escrita maior. Também nos blogues, essa imaterialidade. Obrigado pelo golpe de asa.

un mare di ricordi2 © Roberto Cicchine, Olhares, Fotografia Online

un mare di ricordi2 © Roberto Cicchine, Olhares, Fotografia Online